quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Bombas-relógio do Cáucaso I

 

NAGORNO-KARABAKH ou ARTSAKH

Território habitado historicamente por cristãos armênios, mas entregue ao muçulmano Azerbaijão por decisão do ex-ditador russo Josef Stálin, Nagorno-Karabakh significa “alto” ou “montanhoso” (Nagorno) e “jardim negro” (Karabakh). Tornou-se independente, “de facto”, em 1992, depois da guerra de 1988 que durou até 1994, envolvendo Armênia e Azerbaijão. O Ocidente conhece o novo país como República de Nagorno-Karabakh, mas em Armênio é República Artsakh do Alto Karabakh, sendo Artsakh o nome desta região como os armênios a conhecem há séculos.

Depois que a União Soviética tomou o controle da área, em 1923, formou-se o Oblast Autônomo do Nagorno-Karabakh (OANK), dentro da República Socialista Soviética do Azerbaijão, por decisão de Stálin. Nos últimos anos da União Soviética a região voltou a ser palco de conflitos entre armênios e azeris, o que culminou com a Guerra do Nagorno-Karabakh. Embora não seja reconhecido internacionalmente (mesma situação da Abkházia, Ossétia do Sul, Taiwan, Palestina, Kosovo e Transnístria), é um país independente, pois o Azerbaijão não tem condições de recuperar o território que já está nas mãos dos armênios locais há mais de 23 anos e a vizinha Armênia tem garantido a independência local, como a Rússia garante a da Abkházia e os EUA e União Europeia garantem o Kosovo.

Com 11.458 km², Nagorno-Karabakh tem a metade da área de Sergipe e uma população estimada em 150 mil habitantes, sendo 95% de etnia armênia, seguidores da Igreja Apostólica da Armênia, uma das razões principais pelas

269

quais se tornou independente do Azerbaijão, uma nação de maioria islâmica e que, por isso, sempre criou muitas dificuldades para os cristãos de Karabakh. A capital é Stepanakert, com 53 mil habitantes, que foi criada pelos russos soviéticos no início do século XX.

Só justifica a ida para o turista brasileiro que tenha ascendência armênia e que queira ajudar seus compatriotas que estão tentando edificar um novo país. Agora, sabendo que é uma região disputada com um país islâmico, no caso, o Azerbaijão, e que há um potencial imenso de uma guerra irromper a qualquer momento, é o tipo de destino perigoso.

Se for, não me chame.

Site do Ministério de Relações Exteriores de Nagorno-Karabakh: http://www.nkr.am/en/

Nenhum comentário:

Postar um comentário